Rss

  • redit
  • youtube
  • google
  • facebook
  • twitter

41 3308 9382

Faculdade de Música - JAM Music

Qual faculdade de música escolher?

UFPR, EMBAP (Belas Artes) ou FAP?

Na hora de prestar vestibular a dúvida é sempre a mesma na cabeça dos alunos: qual faculdade de música devo escolher?

Vamos fazer um breve resumo das faculdades de música em Curitiba e os cursos que elas oferecem, para você decidir qual é a melhor opção.

UFPR

Processo Seletivo: Em 2016, o vestibular da Universidade Federal do Paraná teve algumas alterações. Antes a prova específica de música era aplicada como prévia e agora passou a ser aplicada na segunda fase. A primeira fase de conhecimentos gerais (80 questões) tem caráter eliminatório e os candidatos que atingirem a média seguem para a segunda fase que será distribuída em 2 dias. No primeiro dia será a prova de redação e no segundo dia, a prova específica de música com questões teóricas e também prática, leitura à primeira vista e solfejo.

Licenciatura em Música: destinado aos alunos que pretendem seguir carreira como professor música em escolas regulares, universidades ou cursos livres, o curso prioriza o estudo teórico.

Bacharelado em Música: antigo curso de produção sonora, os alunos aprendem a utilizar diversas ferramentas de software para composição, registro e tratamento sonoro, atuando na produção e elaboração de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral.

FAP

A Faculdade de Artes do Paraná dispõem de dois cursos na área da música: licenciatura e bacharel em música popular. A FAP é voltada para músicos que gostam de música brasileira e suas derivações.

Processo Seletivo: Ocorre em duas fases. A primeira é de conhecimento comum com questões objetivas de português, literatura, língua estrangeira, conhecimento artístico e cultural (música) e redação. Na segunda-fase ocorre a avaliação das habilidades específicas, onde o candidato irá mostrar sua aptidão com o instrumento ou voz.

Licenciatura em Música: habilita o aluno a exercer o magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O curso possui um caráter teórico-prático, e visa a formação superior de profissionais aptos a exercerem o ensino dos conteúdos de Música na educação formal

Bacharel em Música Popular: o curso visa a formação de profissionais capacitados tecnicamente a atuar em diversas áreas como músico instrumentista, compositor de trilhas musicais, arranjador, diretor de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador. A formação é sedimentada nas dimensões reflexiva e técnica dos conhecimentos musicais. O curso tem um histórico de egressos muito atuantes, realizando projetos, gravações, produções variadas, bem como ingressando em programas de mestrado e doutorado.

Musicoterapia: oferece disciplinas teóricas e práticas nas áreas da música, da biologia, da neurologia, psicologia, psicoacústica e musicoterapia. No decorrer do curso o aluno desenvolve habilidades de improvisação instrumental e vocal, escuta musical, composição de temas melódicos e canções, expressão corporal e se capacita para planejar tratamentos e aplicar a abordagem musicoterapêutica de forma a melhorar a comunicação, dar suporte emocional, facilitar a aprendizagem, a autonomia e o desenvolvimento biopsiocossocial das pessoas. O musicoterapeuta poderá atuar em escolas, hospitais, empresas, ONGs, instituições de longa permanência, CAPS, clínicas de reabilitação, consultórios, centros comunitários.

EMBAP (Belas Artes)

Conhecida como referência no estudo da música erudita, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná possui a maior diversidade de cursos, ao todo são 04 cursos de Graduação na área de Música, principalmente voltado ao superior em instrumento.

Processo Seletivo: Para a admissão de candidatos interessados em estudar na EMBAP, a instituição realiza um processo seletivo subdividido em duas fases: a primeira compreendendo provas de habilidade específica (teoria e prática), de caráter eliminatório; a segunda compreendendo prova de conhecimento comum, de caráter classificatório.

Licenciatura em Música: o curso habilita o profissional docente para atuar no magistério de Música no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O campo de trabalho para o graduado em Licenciatura em Música também oferece oportunidade na área de Iniciação Musical.

Composição e Regência: objetiva a formação de profissionais na área de composição e regência, concentrando a maior parte da carga horária em disciplinas teórico-aplicadas (contraponto e harmonia), estética e análise, percepção, composição e regência.

Superior em Canto: confere ao formando o grau de bacharel em canto. Prioriza a formação de cantores em repertório lírico, de câmara e solo, dando oportunidade de participação em óperas e concursos.

Superior em Instrumento: o curso oferece inúmeras oportunidades para o instrumentista: concertista, musico de orquestras sinfônicas ou camerísticas, musico do estúdios de gravação, musico correpetidor acompanhando cantores e corais, e outras formações vocais e instrumentais.

Ficou interessado em prestar vestibular para música?

Então tenha a melhor preparação na JAM Music. Clique aqui e conheça nosso curso pré-vestibular.

 

Ainda tem dúvidas? Escreva seu comentário abaixo que responderemos!

Comentários (22)

  1. Elise César

    Por gentileza, para quem tem interesse na área de produção musical mas não tem experiencia em nenhum instrumento, qual seria o curso indicado?

  2. Barbara Heloisa Guth

    Olá,eu quero fazer Artes Cênicas,a FAP tem prova pratica?
    Também quero saber se é muito difícil achar local para morar.
    Desde já agradeço!!

  3. Olá, boa noite e obrigado pelo espaço. Gostaria de saber se na FAP, a prova é só prática com o instrumento ou se há teórica também, sobre musica, no caso. Obrigado!!!

  4. Danilo

    faço bacharel em piano popular na unicamp, queria pedir uma transferência pra alguma faculdade em curitiba.
    o que me indicam?
    a priorizar a questão do título, penso que a federal é mais bem conceituada, como é o curso em si?
    pergunta difícil, haha, obrigado desde já
    att

  5. Adriane

    Li em outro site que na UFPR é necessário fazer a prova prática, esta afirmação é verdadeira? Desde já agradeço.

  6. augusto

    Qual curso seria o ideal para guitarristas

  7. Arthur Guimaraes

    Estou tentando achar a prova previa de música da faculdade de belas artes do curso superior em instrumento, mas não acho, gostaria de ver como é a prova, me ajudem, por favor. Obrigado.

  8. marcelo amaral

    pra produção musical qual o melhor ?

  9. Edenilson

    Quais são pelo sistema ead ? Quanto custa ? Quais os telefones?

  10. Priscila

    A Puc-PR também está ofertando curso de música e percebi que não foi citada a cima. Gostaria de saber o curso desta instituição é de boa referência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *