Ouvindo sua Voz

Publicado por JAM Music em

por Ludiana Cansian

Você por acaso já gravou sua voz e, ao ouvir, achou estranho? A voz estava mais “fininha” (aguda) do que você costuma ouvir?

Esse fenômeno não é “coisa da sua cabeça”, mas tem a ver com a sua cabeça sim!

A maioria dos sons que ouvimos provém de fontes externas ao nosso corpo. Esses sons chegam ao nosso tímpano, se propagando através do ar. É assim, por exemplo, que você ouve a minha voz. Já com a nossa própria voz, a audição se dá por duas vias: além do som que sai de nossa boca e atinge os tímpanos por fora da cabeça, as vibrações emitidas pelas cordas vocais se projetam através do interior da cabeça.

Nesse caminho interno, através de tecidos, ossos, etc., o som passa por algumas modificações. Em especial, ele fica mais encorpado, devido às ressonâncias da caixa craniana, que favorecem os harmônicos mais graves da voz.

Por esse motivo, a percepção da própria voz é diferente de como as outras pessoas vão te ouvir e como os microfones vão captar a voz. Ao gravar sua voz, tenha em mente que ela soará diferente do que você escuta daí de dentro!

Além da influência da caixa craniana, a percepção diferente da voz gravada também tem a ver com o microfone utilizado. Cada microfone possui uma resposta diferente, ou seja, ele modifica o timbre.

Por esse motivo, separamos algumas dicas importantes para você ir se acostumando com sua voz gravada:

  • Ouça a sua voz a partir de diferentes fontes, grave seus estudos de canto, seja com o seu microfone ou até mesmo o próprio celular, para se acostumar e aprender a reconhecer a sua voz gravada;
  • Estude com o microfone sempre que possível;
  • Experimente diferentes microfones. Se você for para o estúdio, procure um que tenha diferentes microfones e um bom técnico de áudio que conheça bem as respostas de cada um deles. Grave um mesmo trecho da música com diferentes microfones e compare os resultados. Assim vocês poderão escolher um microfone que se adeque melhor a sua voz e favoreça o timbre que você busca, seja ele mais velado ou mais brilhante, por exemplo.

Esses detalhes fazem a diferença e colocar em prática essas dicas te dará maior consciência sobre o seu próprio timbre vocal, além de proporcionar uma gravação mais satisfatória!

 

Você também pode conferir essa dica no vídeo:

 

Para ver mais dicas como esta, acesse nosso canal o Youtube: www.youtube.com/escolajammusic

Gostaria de aprender mais e exercitar sua voz, clique aqui e conheça o curso de canto da JAM Music.

Categoria: Blog

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!