Performance de palco: dicas para apresentação

Publicado por JAM Music em

por Marinez Costa                 

              Quando decidimos por estudar música, temos já de início, uma experiência muito pessoal com a nossa arte. Conhecer o instrumento, saber como funciona, descobrir onde estão as notas, aprender a tocar as músicas que você gosta. Ao longo do treino essa experiência envolve você, seu instrumento e seu professor. Mas a essência do artista pede que sua arte seja compartilhada e mais cedo ou mais tarde a palavra apresentação fará parte da sua experiência musical.

               Embora tenhamos essa vontade de mostrar aos outros a nossa arte, muitas vezes não sabemos como agir ou achamos que não estamos preparados para esse momento. Quero compartilhar com vocês algumas perguntas que devemos fazer para quando esse momento chegar:

 

1. Qual o objetivo dessa apresentação?

Lembrar o motivo pelo qual a apresentação foi marcada e qual o nível esperado para a sua performance. Dessa maneira você evita de subestimar ou valorizar a apresentação além do esperado. Por exemplo: em nossos recitais da JAM Music, o público presente está ciente de que é uma apresentação de alunos, e que é uma atividade necessária para o seu desenvolvimento artístico. Portanto, nesse caso em específico, mais importante do que uma apresentação perfeita é a sua iniciativa em participar e treinar esta situação de performance em um ambiente onde pessoas que te apoiam serão o público. Não se cobre além do nível em que está no seu instrumento!

 

2. Estou preparado?

Não deixe que esta pergunta te impeça de compartilhar sua arte. Use-a como uma ferramenta para escolher o repertório a ser apresentado e/ou planejar o seu estudo para o dia. Você pode não estar pronto para apresentar uma música em específico, mas pode estar preparado para apresentar outras coisas. E ainda pode verificar qual treino seria importante para a preparação da música a ser apresentada.

Se você levou a sério as técnicas ensinadas, se dedicou no tempo de treino, não existe motivo para achar que não é capaz. Você também pode criar “pré-apresentações” antes do dia principal. Faça um vídeo ou áudio executando a música e envie para alguém, chame pessoas de sua confiança para acompanhar a preparação e apresente a música primeiramente para elas.

 

3. Chegou o dia! O que devo fazer?

  • Verifique se as ferramentas necessárias para apresentação estão “ok”: partitura, cifra, playback, organização do seu instrumento, cordas extras, afinador, se for utilizar celular ou tablet verifique se estão carregados.
  • Verifique qual o local da apresentação, quanto tempo levará para chegar.
  • Chegue cedo para reconhecer e/ou se acostumar com o palco, principalmente se tiver que experimentar um instrumento que não é o seu, passar o som, etc.
  • Prepare o seu corpo e mente para a apresentação: alongue-se, faça o aquecimento, reflita o quanto se preparou e o quanto a apresentação é importante para você, mantenha o pensamento positivo e evite pensar nas coisas que podem dar errado antes mesmo de que aconteçam. Saiba que se algo der errado com certeza você não terá sido nem o primeiro nem o último músico a passar por isso. A ansiedade e nervosismo podem estragar todo o trabalho que teve na preparação técnica para o evento.Não exija perfeição: você é músico, é humano. Não exija de si o melhor do outro, não se compare. Cada um tem o seu caminho, faça o que treinou da melhor maneira que você sabe. Isto basta!
  • Divirta-se! Afinal, fazemos música para o nosso entretenimento, para expressar o que sentimos e compartilhar com as outras pessoas.

 

 

O assunto abordado nesse blog faz parte da programação das aulas do JAMFlex Online!

Quer saber mais sobre o tema? Confira a programação das aulas e faça a sua inscrição!

 

Categoria: Blog

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!