Piano X Teclado. Qual a Diferença?

Publicado por JAM Music em

por Fernando Sadula

É muito comum as pessoas terem dúvida na hora de comprar ou escolher qual instrumento aprender.

Você sabe a diferença do piano para o teclado?

Não? Então vamos lá!

 

PIANO

O piano foi inventado por volta de 1.700 pelo italiano Bartolomeu Cristofori, que trouxe como uma evolução do instrumento cravo, muito parecido com o piano, porém com as cordas pinçadas.

O piano consegue emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade que é tocado, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “fraco”.

Atualmente existem 2 tipos de piano: acústico (vertical e cauda) e o digital.

 

Piano Acústico

O piano acústico é um dos instrumentos de maior engenharia, para construí-lo são necessárias mais de 6.000 peças e o som do instrumento é gerado a partir dos martelos que tocam as cordas, por isto o piano é considerado um instrumento de cordas.

Os pianos acústicos possuem dois modelos, o de armário (ou vertical), que é um modelo mais “compacto” utilizado em residências e o modelo de cauda, muito utilizado em salas de concerto e auditórios, que podem chegar a 3m de comprimento.

Piano Cauda e Vertical Essenfelder

A principal diferença deles está na projeção do som, os pianos verticais por serem menores tem um “volume” menor, enquanto os pianos de cauda, pelo formato de sua tampa, quando aberta, projetarem o som para um espaço maior.

 

Piano Digital

O piano digital ou elétrico veio ao mercado como uma opção mais barata e com menor manutenção, além é claro, de ser mais compacto e fácil de transportar, comparado aos pianos acústicos. Por esse motivo, o piano digital passou a ser o queridinho dos pianistas que estão iniciando.

Piano Essenfelder Digital

Os pianos digitais estão cada vez mais realistas e próximos do piano acústico, trazendo melhor resposta e peso das teclas, como também a sonoridade.

Alguns pianos digitais também trazem alguns recursos como variedade de timbres, ritmos eletrônicos, metrônomo e função de gravação.

 

TECLADO

Os teclados eletrônicos começaram bem antes do que imaginamos. O primeiro foi construído em 1928, porém apenas nos anos 90 que o instrumento se popularizou.

Atualmente existem 4 tipos de teclados:

 

Arranjadores

Teclado Arranjador JAM Music

São os teclado mais comuns e conhecidos. Possuem opções de timbres e acompanhamentos musicais automáticos que simulam uma banda em diversos estilos musicais como: rock, samba, jazz, blues, tecno, pop e muitos outros.

 

Sintetizadores

Teclado Sintetizador JAM Music

É um teclado feito para você criar e editar o timbre dos instrumentos. Possui muitos mais avançados e é indicado para quem trabalha em estúdio ou palco.

 

Workstations

São teclados mais completos e com mais funções como: maior banco de timbres, síntese de sons entre outros. São mais utilizados em estúdios ou em palco por músicos profissionais que procuram qualidade em som.

 

 

Controladores

Teclado Controlador JAM Music

São teclados que não possuem timbres, ritmos ou alto-falantes. Sua finalidade é conectar-se a um computador através da interface MIDI e computador é que gera o som.

 

Conclusão

Se você gosta de piano e procura algo compacto, fácil de transportar, que possa tocar a noite sem incomodar ninguém, o piano digital é uma ótima opção. Mas se você tem espaço em casa e gosta do clássico som do piano acústico, você pode escolher entre o piano vertical ou de cauda!

Agora, se você curte brincar com timbres, ritmos e tecnologia, o teclado arranjador é uma ótima opção para músicos iniciantes.

 

Gostou, mas ainda não sabe tocar nem piano e nem teclado? A JAM tem os dois cursos para você!

Clique aqui e saiba mais!

 

Categoria: Blog

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!