Prática deliberada e o uso do pomodoro como ferramenta de estudo

Publicado por JAM Music em

por Maitê Alonso 

           Que precisamos estudar regularmente e de forma concentrada para desenvolver a técnica em um instrumento ou na voz não é novidade para ninguém. Mas algumas vezes nos questionamos como podemos estudar de forma mais efetiva, especialmente quando temos pouco tempo disponível para a prática musical durante a nossa rotina agitada. Muitas vezes, apenas separar uma hora do dia para tocar o instrumento ou cantar sem estar consciente do processo de estudo e de desenvolvimento técnico pode não ser a melhor forma de investir tempo para a aprendizagem musical. Podemos pensar também que passar horas seguidas com nosso instrumento e nossa voz apenas executando o que gostamos é uma forma proveitosa de aprender, mas nem sempre evoluímos se não tivermos a organização correta e a consciência do que precisamos desenvolver para alcançarmos os nossos objetivos.

            Esses foram alguns questionamentos que Anders Ericsson e seus colegas fizeram, na década de 90, quando passaram a pesquisar sobre o desenvolvimento da expertise, que trata sobre o aprimoramento de uma habilidade específica até alcançar a maestria. Assim, eles concluíram que uma excelente estratégia para superar desafios e desenvolver novas capacidades é  por meio da Prática Deliberada.

            A Prática Deliberada trata-se de uma atividade altamente estruturada que tem o objetivo de melhorar o desempenho em alguma área. Diferente do estudo musical desconcentrado ou “ingênuo”, como Ericsson chama, o método da Prática Deliberada envolve os seguintes fatores:

  1. Clareza de objetivos específicos;
  2. Que a prática ocorra fora da zona de conforto e que seja complementada por tarefas além das habilidades já conquistadas, exigindo esforço máximo;
  3. Desenvolver habilidades que outras pessoas já descobriram e aprender como aplicá-las de maneira eficaz;
  4. Atenção e consciência durante a prática;
  5. Feedbacks e modificação de esforços de acordo com as correções sugeridas por um professor;
  6. Desenvolvimento de habilidades fundamentais corretas para minimizar a necessidade de reaprendê-las posteriormente.

              Algumas vezes, a Prática Deliberada pode não ser inerentemente agradável, pois requer esforço e concentração, e pode não gerar resultados imediatos. Mas estudantes de música se motivam para estudar porque a prática melhora o desempenho no instrumento ou na voz a longo prazo. Músicos profissionais e concertistas investem muito tempo na Prática Deliberada para ter um alto desempenho nos seus instrumentos.

               Como já mencionado, a Prática Deliberada requer objetivos específicos bem definidos. Sendo assim, antes de separar um tempo para estudar, é importante definir e anotar os objetivos a serem cumpridos naquele momento. Os objetivos podem ser: “tocar a peça do começo ao fim, três vezes consecutivas” ou “tocar o estudo com velocidade adequada e sem nenhum erro”.

                Para Ericsson, a Prática Deliberada se resume à reunião de vários pequenos passos e metas para alcançar um objetivo maior de longo prazo. Por isso, também é uma boa ideia definir um objetivo de um trimestre, de um semestre ou de um ano inteiro, como por exemplo: “tocar um concerto inteiro”, ou “conseguir tirar uma música completamente de ouvido”, ou “finalizar um método/livro didático” e separar pequenas metas necessárias para realizar esses grandes objetivos. Uma forma importante de ter consciência do processo de aprendizagem e se motivar para estudar é registrar os pequenos avanços durante uma prática e outra, como por exemplo: “hoje consegui tocar uma escala inteira!” ou “hoje o dedilhado daquela música ficou mais fácil!” e se recompensar pelos objetivos alcançados.

                 A Prática Deliberada também é focada. É importante buscar por um ambiente favorável para o momento de estudo. Que tal deixar o celular no modo avião ou desligar a internet e focar completamente na prática musical? Deixar uma série passando na Netflix enquanto tocamos o instrumento ou cantamos não é uma forma produtiva de estudo. É importante remover todas as distrações do local de estudo. Em alguns casos, podemos ter um ambiente meio barulhento onde vamos estudar, mas podemos conversar calmamente com as pessoas à nossa volta e explicar que aquele momento de estudo é muito importante e precisa ser respeitado. Se você investir 20 minutos de estudo diariamente de forma focada, esse estudo será muito mais produtivo do que 2 horas de estudo competindo sua atenção com outras tarefas.

               O Feedback é requerido na Prática Deliberada, pois precisamos de um olhar profissional para sabermos se estamos fazendo certo, e caso não estejamos, precisamos entender o que estamos fazendo de errado. Podemos também gravar a prática de estudo e comparar ao longo do tempo. Seja um feedback de você mesmo ou de observadores externos, sem um retorno fica difícil de descobrir o que é necessário fazer para melhorar e se está perto de alcançar os seus objetivos.

               Uma das partes mais importantes da Prática Deliberada é que os estudantes precisam sair da zona de conforto. Ericsson percebeu que se você nunca se pressiona para ir além da sua zona de conforto, você nunca irá se aperfeiçoar, pois isso significa tentar fazer algo que você não podia fazer antes. Quando nos deparamos com alguma dificuldade e parece que nunca vamos superá-la, buscamos encontrar maneiras de contornar esses desafios e essa persistência é o segredo para ter uma prática de sucesso. Além disso, pode ser que a solução não seja tentar repetidamente até cansar, mas tentar resolver de uma forma diferente. Uma boa maneira de superar os desafios no estudo é encontrar uma direção diferente, e um professor pode ajudar você nisso. Uma pessoa com mais experiência pode saber diferentes maneiras de superar os obstáculos.

             Para um estudo musical de sucesso, conforme Ericsson, precisamos basicamente sair da nossa zona de conforto, mas proceder com foco, com objetivos claros e definidos, ter um plano para atingir os objetivos e monitorar o progresso. 

             Aqui vai uma estratégia para regular o tempo de estudo que pode ser combinada à Prática Deliberada: o método Pomodoro! Esta é uma técnica de gerenciamento de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 80.

Ela pode ser utilizada da seguinte forma: o estudante realiza um determinado exercício pelo período de 25 minutos, seguido por um período de pausa de 5 minutos, o que podemos chamar de sessão de estudo. Após repetir essa sessão quatro vezes, o período de pausa deve ser estendido para 15 a 30 minutos. Durante a pausa, pode ser realizada qualquer atividade desde que não exija esforço mental ou esteja relacionada às atividades de estudo. Quando uma sessão completa do Pomodoro for concluída, o estudante pode marcar um “X” na atividade realizada em sua lista de objetivos de estudo.

            Claro que se você só tiver 1 hora de estudo disponível no seu dia, você pode reduzir sua Prática Deliberada para apenas duas sessões: 25 minutos de estudo + 5 minutos de pausa + 25 minutos de estudo +  5 minutos de pausa.

 

                Um ponto importante sobre essa técnica é que os primeiros três a cinco minutos de cada sessão devem ser utilizados para a revisão de tarefas anteriores. Isso é necessário pois o estudante deve repetir os exercícios já realizados previamente a fim de reforçar na memória o que foi aprendido. Já nos cinco minutos finais da sessão de estudo é aconselhado fazer uma recapitulação de todos os exercícios realizados naquele dia.  

                Cirillo definiu três características principais para a Técnica Pomodoro:

  1. faz com que os estudantes percebam o tempo de um modo diferente;
  2. auxilia os estudantes a atingirem maior clareza de pensamento e de consciência, além de fazer com que eles se tornem mais focados, o que facilita o processo de aprendizado e o alcance dos objetivos;
  3. por ser uma ferramenta simples de usar, ela reduz a sua complexidade de aplicação, enquanto favorece a continuidade e permite que os indivíduos concentrem seus esforços nos objetivos que queiram atingir.

              Além disso, Cirillo propôs para os estudantes que ao iniciar os estudos, eles devem organizar as atividades que irão realizar durante as sessões. Fazer uma lista de atividades e objetivos é aconselhado, como na tabela abaixo:

               Quando uma sessão for concluída, pode ser adicionado um “X” ao lado da tarefa realizada. Além disso, é importante fazer anotações relacionadas aos exercícios completados na sessão de estudo. Estar consciente do que foi feito e quanto tempo e esforço foram investidos torna o estudo eficaz.

 

Boa prática musical para você!

 

Fonte:

  • Dissertação de Mestrado “Experiências de fluxo durante sessões de estudo individuais do piano popular por meio do uso da técnica Pomodoro” de Jonas Wawcziniak Correa (2022);
  • Livro “Direto ao ponto: os segredos da nova ciência da Expertise” de Anders Ericsson e Robert Pool (2017).

 

           

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